Unidade Rio de Janeiro

(21) 97367-2243

Como realizar um plano de resgate de altura?

Antes de falarmos sobre como realizar um plano de resgate, você sabe o que é, e para que isso serve?

O plano de resgate para trabalho em altura, estabelece sistemas de resposta para casos de emergências, incluindo descrição do planejamento, identificação de riscos e acompanhamento, organização e atuação da equipe, assegurando a saúde e a segurança das pessoas que integram o local.

Apesar de muitas empresas terem ótimas políticas de prevenção, não necessariamente eliminam o risco por completo, de certas eventualidades que podem acontecer. Por conta disso, existem normas e leis que fazem com que as empresas disponibilizem um plano de resgate para reduzir o risco e danos de possíveis acidentes.

Como o plano de resgate funciona?

Ele funciona justamente porque as quedas são analisadas como o tipo mais comum de emergência no trabalho em altura, mesmo utilizando o protocolo padrão de segurança. Assim, o resgate de um trabalhador acidentado não deve ser demorado, a ponto de que ele sofra possíveis lesões.

Para amenizar qualquer risco de algo grave, é necessário saber como proceder e retirá-lo de lá o mais breve possível, para isso ser realizado com sucesso é preciso ter um plano de resgate prévio, além de profissionais treinados para isso.

Apesar de diminuir os riscos, não há meios de eliminá-los por completo. É por isso que os planos para o caso de ocorrerem são tão necessários.

Quais as consequências de não realizar o plano?

Em uma situação de acidente, pessoas não preparadas tendem sempre a sentirem desespero e desamparo. Essa situação poderia colocar outros trabalhadores em risco, na tentativa de resgatar o colega.

Quando você tem equipamentos e uma equipe devidamente treinada para o salvamento, certamente não passará por essa situação.

Como montar o plano de resgate?

 Para realizar o plano, é importante analisar todo o ambiente de trabalho. Após conhecer todos os riscos possíveis, pode-se obter uma análise para traçar estratégias de como agir em caso de queda. 

O planejamento só pode ser elaborado após um mapeamento do local, estudando todos os meios possíveis para realizar o salvamento. Também é importante conhecer a dimensão da exposição aos riscos e quantos trabalhadores ficam sujeitos a eles. Outra etapa, é a instalação de redes e outros mecanismos de segurança, que possam reter a queda do trabalhador.

O plano de resgate para trabalho em altura é a melhor alternativa para evitar acidentes que possam trazer consequências mais graves. Esteja preparado, e tenha um plano de resgate rápido e seguro.

Tags:
, , , , , ,
Compartilhe:
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Como podemos te ajudar?