Unidade Rio de Janeiro

(21) 97367-2243

Conheça os principais equipamentos de Alpinismo Industrial

Um dos principais pré-requisitos para entrar no mercado de Alpinismo Industrial é realizar a utilização correta dos EPIS-Equipamentos de Proteção Individual.

É um conhecimento muito importante de se obter, justamente por ser a principal exigência da Norma Regulamentadora da profissão (NR 35).

Além disso, é interessante até mesmo para quem contrata este tipo de serviço, se certificando de que a empresa contratada está realizando o trabalho de maneira adequada.

O que são os EPIS: Equipamentos de Proteção Individual

Os equipamentos de proteção individual, também conhecidos como EPIS, são estruturas obrigatórias para a realização de determinada atividade laboral, garantindo a segurança e integridade física e psíquica dos envolvidos.

Esses equipamentos, são uma exigência para qualquer função que envolva riscos ao ser humano. Por essa razão, estarão sempre presentes em procedimentos industriais, etapas da construção civil, laboratório ou qualquer outro local suscetível ao risco de alguma contaminação. 

O Alpinismo Industrial, por ser uma atividade em altura que geralmente expõe pessoas a situações de risco, onde esses equipamentos de proteção se tornam primordiais para a efetuar o trabalho, até mesmo para funções simples.

Equipamentos Obrigatórios do Alpinismo Industrial

Agora que já entendemos sobre a importância do uso e dos equipamentos do Alpinismo Industrial, confira quais são os obrigatórios para entrar em ação!

Então, acompanhe os próximos tópicos e fique por dentro de cada exigência da Associação Brasileira de Normas Técnicas para categoria da profissão!

Capacete de Segurança 

É o equipamento responsável por proteger a cabeça do Alpinista Industrial. O capacete de segurança pode evitar ferimentos por queda de objetos ou impacto em estruturas.

Cinto Paraquedista

Conhecido como Cinto de corpo inteiro, haste completa, o Cinto Paraquedista é responsável pelo posicionamento do Alpinista Industrial em altura, com segurança e precisão, além de evitar quedas. 

Cordas Semi-Estáticas

É um elemento primordial para realizar todo o procedimento de trabalhos em altura, por sua resistência.

Sua estrutura é o que torna os trabalhos em altura, algo mais seguro para os alpinistas industriais.

Trava Quedas

É um equipamento usado no cinto dos profissionais em altura. Podendo se deslocar em ancoragem flexível ou rígida, é responsável por travar automaticamente em casos de algum impacto. 

Talabarte

Realiza a ligação entre o cinto do Alpinista e um ponto de fixação seguro. É composto por um gancho e uma fita, que pode ser feita por cordas, cabos de aço ou qualquer outra matéria-prima resistente.  

Mosquetão

Responsável pela segurança de atividades em altura, é um equipamento que se conecta, e é muito utilizado.

Pode ser escolhido facilmente no mercado, encontrando diversos materiais ou formatos. 

Estribo Regulável

É o equipamento que ajuda na progressão em sistemas de altura. É composto por uma fita e uma fivela que permite regular o comprimento da fita. 

Protetor facial

É essencial para o Alpinismo Industrial, pois garante a segurança dos profissionais, mesmo em situações adversas, protegendo de partículas nocivas que podem conter no ar.

Protetor auricular

Protetor auricular ou auditivo, é um equipamento que visa prevenir problemas auditivos que podem ser gerados em curto, médio ou longo prazo, por ambientes ruidosos, como, por exemplo: construções civis e indústrias.

Óculos de proteção

Sendo um item também essencial para ambientes de construção civil e de indústria, são equipamentos exigidos para garantir a segurança da área dos olhos dos trabalhadores. Pode prevenir desde o contato dos olhos com partículas nocivas no ar, como também da luminosidade excessiva.

Luvas de segurança

Existem diversas luvas para segurança disponíveis para esse mercado. Sua função é proteger as mãos, tendo várias funcionalidades, dependendo de cada tipo de uso, seu material ou reforços.

Além desses equipamentos obrigatórios, são inúmeros os recursos necessários para garantir toda segurança dos trabalhadores.

Por isso, sempre deve-se verificar se a empresa possui certificações necessárias e se realiza os serviços no acordo estabelecido pela lei.

Agora que você já sabe, os principais Equipamentos de Alpinismo Industrial e também como identificar uma empresa de confiança, entre em contato conosco e tenha um serviço de alta qualidade, com ótimos profissionais!

Gostou do texto? Compartilhe nas redes sociais.

Tags:
, , , , ,
Compartilhe:
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Como podemos te ajudar?